Telessaúde com segurança: saiba qual software utilizar

17 ago

A Pandemia de Covid-19 causou a ampliação das consultas via Telessaúde. Mas você deve seguir algumas regras para realizar essa prática. Assim garantindo o cumprimento das normas referentes a ela.

Você sabe como praticar Telessaúde e qual o melhor software para isso?

Telessaúde X Telemedicina

De início, precisamos entender o conceito de Telessaúde. E suas diferenças em relação à Telemedicina.

A saber, de acordo com o Conselho Federal de Medicina, Telemedicina refere-se ao “exercício da medicina mediado por tecnologias”. Enquanto ela trata somente da promoção da saúde através da Medicina, a Telessaúde engloba outros campos de atuação. Como a psicologia, por exemplo. Inclusos aqui, estão o Telediagnóstico, Teleducação e Teleterapia, entre outros.

Segurança para praticar Consultas Online

Para a prática de Telessaúde existem algumas regras que devem ser seguidas. Entre elas, a segurança dos seus dados e dos dados de seus pacientes. Para isso é necessário o uso de sistemas com criptografia. Também é preciso que o sigilo médico-paciente seja mantido. Ou seja, a não ser em casos onde o paciente seja menor de idade ou seja necessário um responsável legal, a consulta deve ser bilateral. Além de que, todo serviço prestado online deve atender a LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados. Você pode saber mais sobre isso no nosso E-book sobre os Impactos da LGPD na área médica.

Para assegurar que todas estas regras estão sendo cumpridas, existem softwares que são feitos para este fim.

Softwares Médicos de Telessaúde

Muitos médicos têm receio em realizar este tipo de consultas. Mas fazendo o uso da ferramenta certa não há o que temer. Existe uma variedade de softwares que englobam tudo o que é preciso para um Atendimento Online seguro.

Não é aconselhável, por exemplo, o uso de aplicativos como o WhatsApp ou o Skype. Visto que eles não foram feitos para este fim. E não prometem a proteção total dos dados médicos. Apesar de terem certo nível de segurança. Eles não garantem, por exemplo, que somente médico e paciente poderão participar da vídeo chamada.

Telessaúde no Medicion

No Medicion as consultas via Telemedicina contam com toda a proteção dos dados. Além de que, durante o atendimento, você pode montar o prontuário do paciente de maneira prática e em poucos cliques. Estes dados ficarão salvos e em uma próxima consulta você terá acesso a eles.

Também é possível gerar prescrições e assiná-las de maneira digital para envio ao paciente via SMS. Dessa maneira não é necessário que o mesmo se desloque até o consultório para buscar o receituário.

Faça um teste gratuito e comprove como este novo tipo de atendimento pode auxiliar na rotina da sua clínica ou consultório.

Pesquise Post

Receba dicas exclusivas de gestão para sua clínica