Benefícios que um sistema médico pode trazer para sua clínica

17 ago

Mais do que mera adaptação para seguir a tecnologia médica, há diversos benefícios que um sistema médico pode trazer para sua clínica.

Os softwares podem deixar o trabalho mais simples e rápido com mudanças fáceis, mas que vão fazer a diferença no cotidiano. A prática médica, assim, recebe benefícios como um todo. Seja para a secretária, recepcionista, médico e também para os pacientes.

Neste texto, você verá as vantagens para cada um desses grupos de pessoas, comparado a clínicas sem sistemas médicos. Confira!

Benefícios aos médicos

Crie a imagem em sua mente: uma clínica médica com agenda de papel ou organizada em planilha no computador de forma manual. Os prontuários em fichas dentro de pastas em arquivo.

A cada consulta, é preciso que alguém procure o prontuário em meio aos papéis. Quando surge um imprevisto, o médico precisa ligar para a secretária para saber os compromissos do dia e pedir que ela faça os ajustes.

Estes são apenas alguns exemplos do que acontece na rotina diária de uma clínica sem um software.

Agora, ao usar um sistema médico, você terá uma grande economia de tempo. Com o sistema, é possível organizar a agenda online e salvar na nuvem de forma prática.

O prontuário e demais dados, por estarem online, permitem maior facilidade ao médico. Isso ocorre por ser viável acessar de qualquer dispositivo, sem que seja preciso usar sempre o mesmo computador, por exemplo.

O sistema médico possibilita também ver seus compromissos e bloquear horários sem precisar entrar em contato com a sua secretária. Ela verá as atualizações que você fizer em tempo real, já que os dados estarão salvos online.

Com o sistema Medicion, por exemplo, você consegue consultar também o painel financeiro da clínica médica para checar as entradas e saídas. Pode ainda ver o histórico de estoque de produtos e usar outras funções.

Facilidade para a secretária

Como citamos no tópico anterior, é preciso administrar a agenda manual, as fichas de prontuário arquivadas que precisam de constante ordenação. A seguir, surge também a necessidade de confirmar consulta.

Se não houver a tentativa de confirmar, corre-se o risco de ter muitas faltas na agenda da semana. Ao fazer a confirmação, portanto, perdem-se horas na tentativa de telefonar ou iniciar conversa via WhatsApp com todos os pacientes, nem sempre com sucesso.

Em meio a esse caos, há também os atendimentos. Existem os pacientes que vão chegar na clínica para serem atendidos, é preciso agendar novas consultas, buscar prontuários e outros documentos e atender fornecedores. Tudo isso toma bastante tempo e gera estresse.

A maior vantagem na implantação do sistema para a clínica médica, no trabalho da secretária, é a melhor organização. Surge a possibilidade, dessa forma, de destinar mais tempo para atender os pacientes. Há também a otimização de tempo, que é possível graças à automatização de algumas tarefas, como a confirmação de consulta.

Esse procedimento automatizado via SMS, por exemplo, funciona com o envio de mensagens em uma data anterior à consulta. O paciente que recebe, por sua vez, confirma ou não sua presença.

Na sequência, o próprio sistema altera o status na agenda online de acordo com a resposta recebida. Ele confirma, desmarca, avisa se não houve retorno, etc. Apenas com essa ação, já é possível evitar a perda de tempo com tantas ligações para os pacientes. Além disso, tem uma organização mais rápida.

Outras tarefas da secretária, assim, também podem ser automatizadas ou se tornarem mais fáceis com o uso de sistema para clínica médica. O controle de fluxo do caixa, bem como a emissão de relatórios são feitos pelo software médico.

Vantagens para os pacientes

Em clínicas que ainda não adotaram sistemas médicos, o tempo de espera se torna muito grande. A falta de ordem, a busca manual pelos dados, além do desgaste em fazer o paciente preencher os mesmos dados a cada visita é desanimador.

Quando há a necessidade de encaixe, a falta de organização e as notas a lápis na agenda ficam cada vez mais ilegíveis. Pode até ser difícil encontrar maneiras de encaixar por conta das rasuras.

Por precisar confirmar as consultas de forma manual, uma por uma, se perde muito tempo, além de nem sempre ter como dar conta de todos os agendamentos. Há horários, por exemplo, que poderiam ter sido desmarcados, mas ficam vagos.

Em uma clínica com sistema médico bem usado a situação melhora, e muito. Há redução do tempo de espera, o paciente não precisa repetir todos os dados a cada retorno, além de que seu prontuário estará salvo e seguro.

Com os dados do paciente em ordem e preenchidos de forma padrão, a possibilidade de diagnóstico correto aumenta. Assim, tornam-se mais real as chances de sucesso com o tratamento.

Ao receber atendimento adequado, sem longas esperas e atrasos, surgem as melhores chances de diagnóstico e tratamento. O paciente, assim, passa a confiar mais na clínica médica e retornará ou indicará o médico para outras pessoas quando elas precisarem.

Sistemas médicos

Para maior eficiência, são indicados os softwares conhecidos como SaaS (Software as a Service).

Nesses programas, em geral, o gestor da clínica e/ou médico responsável contrata o uso do software por um valor mensal. Possui, assim, o direito a ter um suporte de qualidade para implementar o sistema e o usar no dia-a-dia.

O profissional, portanto, pode usar a sua conta online e fica por conta dos gestores do sistema médico a atividade do mesmo. As atualizações, a segurança, backup e outros ficam por conta do sistema contratado. Há sistemas, também, que possuem usuários de distintas hierarquias, para garantir melhor controle de acesso às informações.

Para saber como escolher de forma correta o sistema para clínica médica, portanto, acesse o texto “como escolher software para clínica” em nosso blog!

Pesquise Post

Receba dicas exclusivas de gestão para sua clínica